quinta-feira, 27 de junho de 2013

Atividades de Bingo com alunos do 1° ano A e B

               Professoras Luciene Molina e Sônia Elizabeth trabalhando com  atividades de Bingo das letras com os alunos do 1° ano A e B. Com objetivo desenvolver a habilidade de relacionar som, grafia de forma bem agradável.









terça-feira, 18 de junho de 2013

Projeto - Leitura na Sala de Tecnologia


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PROJETO - 2013

1) Identificação do Projeto

Título: Leitura na Sala de Tecnologia

Professores: Adriane Ramires M. Marciel; Elaine R. R. de A. Jardim; Eliane Samara; Elizabeth Fernandes Ishy; Ester R. Alves de Oliveira; Eva Felix Souza; Luciane Molina Moraes; Mauricia V. Martinez; Silvana I. Rodrigues Ovelar; Sônia Elizabeth V. Valensuela. Professor de STE ( colaborador): Nilson F. Mancuelho Pereira.

Escola Polo Municipal Jardim Ivone

Ano/Turma: Jardins ao 9° anos  Turno: MAT/VESP.

Disciplina(s) atendida(s) com o Projeto: Língua Portuguesa.



2) Justificativa: Percebemos  que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler.Pretendemos  utilizar a tecnologia com os alunos dos Jardim ao 9 ° anos, da Escola Polo Municipal Jardim Ivone, para tornar o ensino – aprendizagem um processo dinâmico nos quais os alunos sintam o prazer de ler. A leitura oral e a dificuldade de compreensão dos educandos da escola demonstraram a necessidade de elaborar e aplicar um projeto que motivasse o hábito de ler como aprimoramento da mesma, e diante do acesso e a influência dos instrumentos tecnológicos no cotidiano dos nossos discentes eles serão motivados a ler fluentemente.
3) Objetivo Geral: Estimular a leitura e a compreensão textual com o uso das tecnologias.

4) Objetivos Específicos:

Estimular o gosto de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura nos livros digitais;

Ampliar o conhecimento com aumento significativo na leitura clara e objetiva.

Despertar o interesse da leitura nos educandos utilizando as Tecnologias da Escola;

Despertar o gosto pela leitura, utilizando métodos diversificados, a fim de que os alunos sejam capazes de terem uma visão crítica de mundo e consequentemente, produzir e interpretar com coerência.

5) Metodologia e estratégia de ação: Este projeto tem a finalidades de trabalhar com vários professores. Portanto, será realizado por etapas. Todos os professores irão iniciar suas aulas com explicações referentes ao assunto. Professora Mauricia irá realizar atividades no Software Alfacel: os alunos do jardim II irão realizar atividades de clicar nas letras ouvindo o nome das letras, logo em seguida a professora fará leitura individual com cada aluno. Professoras Luciane e Sônia farão atividades com os alunos de 1° anos A e B ( cada uma com sua turma) primeiro dividir os alunos com mais dificuldades eles  farão  atividades  de vogais e consoantes clicando sobre as vogais e consoantes e ouvindo os  nomes das letras, em seguida leitura individual. Para os alunos mais avançados atividades de leitura de sílabas e formação de palavras no site Escola Game. Professora Elaine irá proporcionar  aos alunos do 2° ano A, atividades no Software Alfabetização Fônica de formação de palavras. Logo em seguida, com o auxílio do Retroprojetor Multimídia os alunos farão leitura compartilhada de todas as palavras que contém no acervo. Professora Silvana regente do 3° ano A, trabalhará leitura em todos os textos do Software Enciclopédia Milenium. Os alunos irão realizar leitura com interpretação textual, assim escolhendo o texto para fazer a leitura. Professora Adriane regente do 4° ano B, de inicial os alunos farão pesquisa na internet de pequenos textos lendo e já selecionando o texto que mais gostou para fazer a leitura. Professora Eva, com os alunos do 5° ano B, irá realizar pesquisa no site WWW.sol.eti.com.br, e acessar na disciplina Língua Portuguesa, em seguida textos e selecionar primeiro o texto da Dona Joaninha e fazer leitura com interpretação textual. Logo em seguida, a professora convocará cada aluno para fazer a leitura utilizando o microfone. Professora Eliane Samara irá executar o projeto com as turmas do 6° ao 9° anos  proporcionando pesquisa sobre vários assuntos na área de Ciências. No primeiro momento, os alunos do 6° ano B, farão pesquisa sobre tema Lixo e Qualidade de Vida fazendo resumo sobre o que entendeu. Logo após, leitura individual do trabalho. Professora Ester, disciplina de Artes irá trabalhar com as turmas do 6° ano 9° anos com pesquisa de vários artistas e obras. No primeiro momento, a professora levará os alunos do 7° ano Ú, para sala de tecnologia educacional pedindo-lhes para pesquisar sobre o artista Júlio Cesar Alvarez. Logo após, pesquisar no Blog da professora Kedma Caroline de Souza ver as obras de Julio Cesar Alvarez e escolher uma para fazer a releitura. Em seguida os alunos serão convidados a realizarem leitura contando sobre o artista. Professora Elizabeth Fernandes trabalhará com os alunos dos 6° ao 9° anos, com pesquisas de várias Obras da Literatura Brasileira. Dando início ao projeto os alunos do 9° ano farão pesquisa de modelos de notícias na internet. Em seguida, cada um fará uma produção de notícia para apresentar em forma de reportagem. No momento da apresentação, o professor de STE estará filmando para nas próximas aulas, ser verificados os acertos, erros cometidos pelos alunos assim realizando auto-estudo para melhorar as reportagens.

6)  Cronograma: de Fevereiro à novembro do ano letivo de 2013.

7) Recursos ( aplicativos / ferramentas utilizadas): Computadores,Internet, DVDs, Microfones, Câmera digital, Retroprojetor Multimídia,

Caderno, caneta. Livro digital

8)- Avaliação: Os alunos serão avaliados em processo contínuo, observando as dificuldades e avanços na realização de cada etapa de projeto, verificando se houve mudança significativa na relação da comunidade escolar com o uso dos recursos tecnológicos como ferramenta para aprimoramento da leitura.

9)- Bibliografia:

WWW.sol.eti.com.br
WWW.escolagame.com.br
www.youtube.com //revistaescola.abril.com.br www.pucrs.br/mj/
www.dominiopublico.gov.br www.google.com.br www.blogspot.com //portaldoprofessor.mec.gov.br


ANEXOS

Professora:Eva Felix Souza - Turma 5° ano B



Professora: Elaine R. R. de A. Jardim - Turma 2° ano A



Professora: Ester R. Alves de Oliveira - Turma 7° ano Ú



Professora: Luciane Molina Moraes - Turma 1° ano A



Professora: Sônia Elizabeth V. Valensuela - Turma 1° ano B



Professora:  Silvana I. Rodrigues Ovelar - Turma 3° ano A



Professora: Eliane Samara - Turma 6° ano B

Professora: Mauricia V. Martinez Turma Jardim II A



Professora: Elizabeth Fernandes Ishy - Turma 9° ano Ú




Professora: Adriane Ramires M. Marciel -  Turma 4° ano B




segunda-feira, 17 de junho de 2013

Alunos da Escola Polo Municipal Jardim Ivone confeccionaram bolo de cenoura e beterraba


                      Alunos da Escola Polo Municipal Jardim Ivone confeccionaram bolo de cenoura e beterraba produzida na Horta da escola. Professoras Rosely, Deonilda, Luciene, Sônia, Rosangela e Elaine das turmas dos Jardins I e II; 1° A e B; 2° A e B, trabalharam tipos de vitaminas, benefícios e propriedades da cenoura e beterraba. Na confecção teve a participação da oficial de cozinha dona Maria. Trabalho orientado pela coordenadora Pedagógica Altacira Helena.






quarta-feira, 12 de junho de 2013

Professora Silvana Icassate

           Professora Silvana Icassate regente do 3° ano A, utilizando a Sala de Tecnologia Educacional da escola para inovar ainda mais suas aulas. Os alunos realizaram pesquisa sobre animais Vertebrados e Invertebrados. Com objetivo compreender a diferença entre animais vertebrados e invertebrados e diferenciar os animais em classes.




sexta-feira, 7 de junho de 2013

Professora Nailde Sandes Espindola - Meio Ambiente.


            Professora Nailde Sandes Espindola realizando trabalhos sobre o Meio Ambiente com os alunos do jardim. Com objetivo conscientizar as crianças da importância de cuidarmos do meio ambiente.








terça-feira, 4 de junho de 2013

Elisabete da Silva Schroeder professora de Língua Estrangeira (espanhol).


               Elisabete da Silva Schroeder professora de Língua Estrangeira (espanhol). Trabalhando com Leitura de Cuentos Cortos,  com  auxílio dos computadores. Os alunos do 5 ano realizaram pesquisas de vários cuentos em espanhol, em seguida fizeram leitura no microfone. Com objetivo Ler e compreender a moral da história.