SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO
1) Identificação do Projeto
Título: O Uso da Tecnologia para a Motivação
e Autoestima dos Alunos da EJA
Professor: Fábio Francisco Ojeda Rojas
Escola: Polo Municipal Jardim Ivone
Ano/Turma: 2013/1ª Fase a 4ª Fase EJA
Turno:
Noturno.
Disciplina(s) atendida(s) com o Projeto:
Todas as disciplinas
2) Justificativa É
notório que os cursos no ensino noturno apresentam índices baixíssimos de
produtividade. O Projeto O Uso da Tecnologia para a Motivação e Autoestima dos
Alunos da EJA, tem por finalidade diminuir a evasão dos alunos da EJA e
despertar em cada um deles a sua autoestima para que possam concluir seus
estudos de uma forma prazerosa e proveitosa, para que cada aluno tenha um
espaço de convivência, inclusiva com intuito de que os alunos
possam ter acesso a tecnologia educacional que vem adquirindo cada
vez mais importância no nosso mundo atual. Sua utilização como
instrumento de aprendizagem e ação na nossa sociedade, vem
aumentando de forma muito rápida, hoje já não é tão necessário explicar a
inserção da informática na escola mais sim se questionar como pode ser introduzida
no ambiente escolar para se obter um bom resultado.
4) Objetivo
Específico
- Utilizar a sala
de tecnologia para contribuir na motivação e elevação da autoestima dos alunos;
- Conscientizar
sobre a evasão escolar e suas consequências na vida educacional;
- Identificar o
grau de socialização e cooperação dos alunos.
- Proporcionar momentos
de diálogos, reflexões e socialização entre os grupos.
- Desenvolver e
despertar nos alunos a criatividade, valorizando suas habilidades e talentos
artísticos, na elevação da motivação e autoestima;
- Transformar o
ambiente escolar mais atrativo para os educandos.
5)
Metodologia e estratégia de ação. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos
(EJA), da 1ª a 4ª fase irão realizar atividades de pesquisas de texto
motivadores na sala de tecnologia educacional logo em seguida debates e
momentos de socialização; Leitura de mensagens motivadoras; Pesquisas de vídeos
de motivação com registros em seus cadernos, logo em seguida apresentação dos
trabalhos no PowerPoint; momentos de dinâmicas. No final do segundo bimestre a
equipe de professores ira organizar um momento de confraternização, nesse
momento iremos premiar os melhores alunos em rendimento.
6) Atividades
- Apresentação de
vídeos e slides de motivação;
- Leitura de mensagens motivadoras;
- Momentos de dinâmicas;
- Pesquisas e debates, momentos de socialização.
- Leitura de mensagens motivadoras;
- Momentos de dinâmicas;
- Pesquisas e debates, momentos de socialização.
- Premiar o Melhor
aluno em rendimento.
- Encerramento
confraternização.
8) Recursos ( aplicativos /
ferramentas utilizadas)
Computador, microfone, datashow,
câmera digital, vídeo e internet.
9)- Avaliação A avaliação será continua, por meio de observações,
ocorrerá durante a execução do projeto, ou seja, durante os meses de maio,
junho e julho.
10)-
Bibliografia
AUTOESTIMA. Disponível em:
www.wikipédia.org. Acesso em: 10/05/2013.
http://escolamatogrossoro.blogspot.com.br/2010/07/projeto-motivacao-e-auto-estima-na-eja.html.
Acesso em 15/05/2013. http://www.vocevencedor.com.br Acesso em 21/05/2013.
ANEXOS (ATIVIDADES)
MOMENTOS DE DINÂMICAS
(Despertando a autoestima)
APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS E SLIDES (Motivação e autoestima)

LEITURA DE MENSAGENS MOTIVADORAS
CONFRATERNIZAÇÃO ENCERRAMENTO
MELHORES ALUNOS EM RENDIMENTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário